Laboratório de Ciências do Desporto | ESE P.PORTO
Objetivos
O laboratório de ciências do desporto visa (1) permitir o desenvolvimento de testes motores e outros experimentos associados à avaliação do desempenho e prescrição de exercício físico; e (2) facilitar a utilização de sistemas de análise e observação do desempenho de treinadores/técnicos, atletas e equipas.
Descrição do espaço
O espaço está organizado em duas seções. Uma seção destinada a reuniões dos docentes/investigadores para análise de dados, bem como elaboração de programas e prescrições. Uma outra seção destina-se à condução de testes e procedimentos, estando disponíveis materiais para esse efeito.
Descrição dos principais equipamentos
O laboratório de ciências do desporto é composto por múltiplos materiais e equipamentos como cardiofrequencímetros (monitores Firtsbeat cardiofrequencímetro que permitem a monitorização de forma contínua em tempo real de atletas), acelerómetros Actigraph (amplamente utilizados na avaliação da Atividade Física), e softwares de análise do desempenho e observação da intervenção pedagógica. Paralelamente, foram adquiridos diversos materiais afetos às atividades de exploração da natureza, academias, desportos coletivos e desporto adaptado que podem ser utilizados para atingir os objetivos apresentados em (1) e (2).
Funcionalidade/funcionamento do equipamento
Do ponto da vista pedagógico, o espaço, considerando as suas dimensões reduzidas, é utilizado, apenas, ocasionalmente para a consecução dos objetivos enunciados em (1) e (2). O ginásio da Escola Superior de Educação serve, também, para criar condições espaciais mais favoráveis para a receção a treinadores/técnicos, atletas e equipas. A continuada parceria intrainstitucional com a Escola Superior de Saúde, especialmente na utilização dos seus laboratórios por parte do curso de Desporto, tem contribuído para a qualidade da abordagem e aprofundamento dos conteúdos curriculares, servindo para amenizar as dimensões reduzidas do laboratório de ciências do desporto.
Adicionalmente, no que se refere à dimensão científica, verifica-se a escassez de projetos e estudos dos docentes da Unidade Técnico-Científica de Desporto que permitam uma utilização mais frequente e concertada do laboratório.
Apesar disso, constata-se a existências de materiais e equipamentos que permitem a funcionalidade deste espaço, tendo presente os objetivos enunciados em (1) e (2).
Principais projetos
O laboratório de Ciências de Desporto permite o desenvolvimento de (a) diversos momentos de recolha de dados, especificamente grupos de discussão, entrevistas e grupos de foco, bem como (b) procedimentos de análise de dados qualitativos e de análise vídeo.
Os aspetos descritos em (a) e (b) encontram-se associados aos seguintes projetos:
Pessoa de contacto
Fernando Santos (fsantos@ese.ipp.pt)